domingo, 16 de setembro de 2012

Crooneres Decadentes "Istmos EP" (2012)


Usando o pseudônimo de Crooneres Decadentes para apresentar suas músicas cantadas em português desde 2009, Raoni Santos tem criado músicas guiadas por seu vocal grave e guitarra indie capturados numa concepção lo-fi. Mas este novo EP, Istmos, além de ter ganhos significativos na qualidade de som, se caracteriza pela adição de loops de bateria em todas músicas e elementos eletrônicos experimentais, mais aprofundados no seu projeto instrumental que leva seu próprio nome.
Istmos (que são pedaços de terra que ligam penínsulas a continentes) tem um clima leve, bem chill out, mas ainda assim melancólico. Diálogo Privado tem influências declaradas de trip-hop, com uma distorção/barulho meio Portishead entrando na música muito bem vinda. Quebrando o Gelo é um pop dançante meio psicodélico, cuja introdução parece evocar alguma canção do Neon Indian, é também a que conta com maior fluidez dos vocais.
Nos momentos instrumentais das músicas, cabem colagens e manipulação de ruídos, além de inflexões no timbre dos teclados, notas sustentadas, cores que são familiares às viagens do Air. Ao final do EP, chega-se à conclusão de que dispondo de mais instrumentos (virtuais; VSTi's) e recursos que nos trabalhos anteriores, ele consegue colorir suas músicas do sentimento que ele pretende passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário