domingo, 16 de setembro de 2012

Crooneres Decadentes "Istmos EP" (2012)


Usando o pseudônimo de Crooneres Decadentes para apresentar suas músicas cantadas em português desde 2009, Raoni Santos tem criado músicas guiadas por seu vocal grave e guitarra indie capturados numa concepção lo-fi. Mas este novo EP, Istmos, além de ter ganhos significativos na qualidade de som, se caracteriza pela adição de loops de bateria em todas músicas e elementos eletrônicos experimentais, mais aprofundados no seu projeto instrumental que leva seu próprio nome.
Istmos (que são pedaços de terra que ligam penínsulas a continentes) tem um clima leve, bem chill out, mas ainda assim melancólico. Diálogo Privado tem influências declaradas de trip-hop, com uma distorção/barulho meio Portishead entrando na música muito bem vinda. Quebrando o Gelo é um pop dançante meio psicodélico, cuja introdução parece evocar alguma canção do Neon Indian, é também a que conta com maior fluidez dos vocais.
Nos momentos instrumentais das músicas, cabem colagens e manipulação de ruídos, além de inflexões no timbre dos teclados, notas sustentadas, cores que são familiares às viagens do Air. Ao final do EP, chega-se à conclusão de que dispondo de mais instrumentos (virtuais; VSTi's) e recursos que nos trabalhos anteriores, ele consegue colorir suas músicas do sentimento que ele pretende passar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Old Magic Pallas "Pull My Daisy" (1994)

Old Magic Pallas é uma das grandes bandas da cena underground brasileira, shoegazer e dream pop dos anos 90. Pelo que li em alguns blogs e escutei de outros apreciadores de música, soube que Jane era como um hino para a turma que curtia um MBV ou um Slowdive. Lançou o EP Pull My Daisy (94) e integrou um CD split com Moonrise e Speed Whale (95). Em 98 já tinha algumas faixas demos do 1º álbum gravadas (elas estão no myspace da banda), mas no mesmo ano, encerrou suas atividades. Passaram-se dez anos, quando surgiram gravações de ensaio junto à notícia da retomada. Atualmente a banda mantem contato através de uma página no facebook, mas não deixa muito claros a situação do antigo álbum inacabado, o novo rumo e nem o processo de criação de novo material.

tracklist:
Stargazer
Jane
Daydreaming
Raindrops
Twiggy
Daydreaming (Aural Exciter Mix)


*Agradecimento ao blog Amor Louco. Acho que baixei e conheci a banda por lá.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Team.Radio "Self-titled EP" (não-oficial, 2009)

Um pouco depois do lançamento de Summertime, fui informado do trabalho da banda num álbum de inéditas. Então veio o single/clipe "Stormy Melodies", que apresentou um novo guitarrista. E só agora, no finalzinho de agosto, pude conhecer as novas músicas (ou parte delas) no Sexta & Sentado (Teatro Arena, Maceió-AL). Fantásticas por sinal.
Mas como a data de lançamento nem ao menos foi divulgada, vamos dar uma ouvida no que eu acredito ser o primeiro registro da banda disponível na web, e que mesmo sendo de 2009 vai soar como novidade até para aqueles que já acompanham a banda.
Músicas de um naipe doce, meio ingênuo, mesmo sem contar ainda com os vocais de Marina.
Recomendo "Puffy Kid"

tracklist:
I'm good to go
Puffy Kid
Bummed out
Can't You Understand?
Some Song
Careless

Ceticências "Beksinski Hug" (2012)

Se você já conhece os trabalhos de Cadu Tenório (Sobre a Máquina, Santa Rosa's Family Tree, VICTIM!, etc.), já se prepara para ouvir algo intrigante e de difícil digestão. Mas neste EP, Beksinski Hug, lançado em 7 de setembro, me deparei com uma situação diferente. Senti, de alguma forma, algo familiar entre todo o barulho e experimentalismo. É tranquilizante, no entanto pode servir de trilha para filmes perturbadores. Da metade de Broken Soul até o fim do EP, ouvi coisas de Cranes e de sua 'sucessora' Grimes dissolvidas ali, tanto no "gaguejo" dos teclados e instrumentos divertidos como nos vocais com pitch alterado (Can you Feel?). Elementos bem dosados, sequência envolvente, ambient com rumo.

Tracklist:
Confusing
Broken Soul
Can you Feel?
Nevoeiro/Vendaval