Ouça:
This Lonely Crowd já passou aqui pelo blog com o lançamento do primeiro álbum, Some Kind Of Pareidolia (2011), mas vale a pena recapitular quem é a This Lonely Crowd.
É uma banda curitibana formada em 2009 por quatro músicos que usam pseudônimos de personagens infantis: Tweedledum (guitarra), Tweedledee (guitarra), Humpty Dumpty (vocal, guitarra), Jabberwock (bateria) e Red Queen (baixo, vocais). Além disso, as letras das músicas também saem de histórias infantis: o primeiro álbum, SKoP, contou com adaptações de histórias dos irmãos Grimm e outras, como da Fantástica Fábrica de Chocolate.
Musicalmente, a banda toca em diante a antiga sonoridade dos Smashing Pumpkins, porém com um (ou os dois) pé atolado no post-rock, sem esquecer da influência que, querendo ou não, eles sofrem das bandas do gênero brasileiras.
A banda tem lançado seus EP's pelo selo virtual
Sinewave. Mas desta vez preferiu mudar a ordem dos acontecimentos e agora está lançando o lado B do SKoP em forma de EP, intitulado "
Doppeldanger And Other Delicious Secrets", dividido em cinco faixas lançadas por diferentes blogs.
Essas canções (algumas já haviam sido iniciadas muito antes do full album), como a banda mesma diz, ganharam uma sonoridade própria de b-side: certa obscuridade e canções que não se encaixaram dentro dos lançamentos anteriores. Contudo não concordo que isso tenha funcionado bem. Em minhas experiências com b-sides percebi que se podia colocar qualquer coisa ali: músicas inacabadas, mixagem ruim, erros, pausas, catarro, desafinação e dissonância. Mas a This Lonely Crowd criou músicas dignas de comporem um álbum e com muita qualidade.
O Ambexplosão ficou encarregado de apresentar a terceira música "There Comes The Seelie Court". Mais uma vez a banda se inspira em histórias de Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas. Desta vez a obra escolhida foi "Through the Looking Glass" (continuação do Alice). Seelie Court significa "fadas do bem", bom, pra quem acredita, né. Pra mim, fada nunca é do bem e essa música confirma minha teoria. Começa rastejando e se contorcendo através de notas graves no baixo e guitarra distorcida, como manda o figurino, e uma levada sinking, que é completada com a voz sussurrada de Humpty imersa e enraizada por entre as melodias. Por vezes, esses elementos tornam-se um só e, a partir de um determinado trecho da música que ouso chamar de refrão, dá a impressão de que o vocal se desprende da melodia e agora, quase que cantando para si mesmo, a música caminha para um blur de guitarras e vocais que soam mais como múrmuros que como canto.
Divirta-se!
Pra você baixar as outras faixas do Doppeldanger and Other Delicious Secrets, acesse os blogs:
3. There Comes The Seelie Court